Eastman
PrintBookmark and Share

Eastman inicia a produção do Therminol® 55 no Brasil

Novo investimento oferece abastecimento local de fluidos de troca térmica na América do Sul

São Paulo, maio de 2015 – O fluido de troca térmica Therminol 55, da Eastman Chemical Company – indústria global de especialidades químicas – passa a ser produzido na Scandiflex, subsidiária da companhia, localizada em Mauá (SP). A planta irá fabricar, embalar e armazenar o produto, que é um dos mais vendido no mundo. A produção local reforça a presença da empresa não só no Brasil, mas em toda a América do Sul.

“A Eastman passa a ser mais próxima do cliente, a logística se torna mais simples e o atendimento mais ágil em toda a região”, ressalta o Fluids Specialist da Eastman, Nicola Tripaldi. Ele lembra que a produção do Therminol 55 no Brasil também traz vantagens para todos os clientes localizados nos Paises do Mercosul, já que diminui os impostos de importação.

A produção deste fluido na Scandiflex também é um passo importante para a integração das operações da Eastman. Inicialmente, a fábrica era voltada apenas para adesivos e plastificantes e agora também oferece apoio na área de Fluidos Especiais e Intermediários. O gerente industrial e responsável técnico da Scandiflex, Luis André Mazurok, conta que foram cerca de oito meses de preparação da planta para que a produção do Therminol 55 pudesse ser iniciada.

“Capacitamos os funcionários para o recebimento, a manipulação das matérias-primas, o controle dos processos e aprovação final do material dentro das especificações do laboratório de análises de qualidade. Além disso, nossos investimentos foram voltados ao atendimento dos requerimentos ambientais, legais e de segurança, desde o recebimento das matérias-primas e toda a parte de processamento, até a expedição do produto acabado”, destaca Mazurok.

O primeiro passo para a produção deste fluido de troca de calor no Brasil foi dado no ano passado, quando a companhia inaugurou um laboratório de análises, também na planta de Mauá. No laborátorio realiza-se todos os testes necessários para validar a qualidade do Therminol 55 produzido em Mauá. São empregados processos laboratoriais e padrões estabelecidos nas instalações da Eastman em todo o mundo, oferecendo-se também os certificados de análise para os clientes.

No mesmo laboratório também são realizadas as análises para validação da qualidade dos fluidos Therminol em uso nos clientes, serviço que faz parte do programa Eastman TLC Total Lifecycle Care®.

Com sua base sintética, o Therminol 55 é um fluido projetado para uso em sistemas não pressurizados ou com baixa pressão, oferecendo uma troca de calor eficiente, confiável e uniforme. O preço competitivo faz com que seja uma alternativa aos óleos térmicos com base mineral, oferecendo maior resistência à oxidação e à degradação térmica. Devido às suas caractéristicas, é amplamente utilizado nas indústrias têxtil, química e petroquímica, automotiva, de asfalto, plásticos, biocombustíveis, petróleo e gás, entre outros.

Vale ressaltar que a equipe Therminol apresenta soluções tanto para aquecimento em altas temperaturas como para refrigeração, e é reconhecida mundialmente por sua excelência no suporte técnico, atendimento ao cliente, desempenho e inovação há mais de 50 anos. Para mais informações acesse www.therminol.com.

Sobre a Eastman Chemical Company
A Eastman é uma companhia global de especialidades químicas que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens utilizados no dia a dia. Com um portfólio de negócios especializados, a Eastman trabalha com seus clientes para oferecer soluções e produtos inovadores enquanto mantém compromisso com a segurança e a sustentabilidade. Suas ações orientadas ao mercado se aproveitam de plataformas mundiais de tecnologia e posições de liderança em mercados finais atraentes, como transportes, construção e consumíveis. A Eastman foca em criar valor consistente e superior para todos seus acionistas. Como uma empresa globalmente diversificada, a Eastman atende clientes em cerca de 100 países e teve uma receita combinada em 2014 de cerca de US$ 9,5 bilhões. A empresa tem sua sede em Kingsport, no Tennessee, EUA, e emprega aproximadamente 15 mil pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações, visite www.eastman.com.

Informações sobre a Eastman para a imprensa:
RMA Comunicação
Sandra Miyashiro – sandra.miyashiro@rmacomunicacao.com.br – (11) 2244-5941

© 2017 Eastman Chemical Company or its subsidiaries. All rights reserved.
As used herein, ® denotes registered trademark status in the U.S. only.